Galinha caipira, galinha de capoeira ou caneludo é, na culinária brasileira, o termo usado para se referir ao galináceo doméstico criado solto em quintais e fazendas, em contraste com o de criação industrial ou de granja.
Fala galera, tudo bem com vocês?
No post de hoje vamos falar sobre as galinhas caipiras e vamos aprender a identificar uma galinha caipira das demais galinhas.
O que é galinha caipira?
As galinhas caipiras de verdade são originadas a partir daquelas que foram introduzidas no Brasil na época do descobrimento. Como vieram de vários lugares do mundo, apresentam diferentes cores de penas, portes e comportamentos distintos.
É comum vê-las sendo criadas soltas nos quintais, ciscando o tempo todo, na busca de insetos, minhocas, plantas e restos de alimentos.
Além de adaptarem-se bem ao clima quente são mais resistentes a algumas doenças. Sua carne e seus ovos são muito mais saborosos que os produzidos em granjas industriais e vendidos nos supermercados.
Por isso, mesmo sendo mais caras, têm a preferência de muitos consumidores.
Como escolher as galinhas para começar a criação?
Escolha entre aquelas aves já existentes no seu quintal ou na vizinhança, mas observe a idade, os hábitos, a mansidão, a produção, a beleza e a saúde.
Selecione fêmeas de 6 a 24 meses de idade que nunca tenham adoecido e que sejam:
• Boas poedeiras ou filhas de boas poedeiras.
• Boas criadeiras.
• Mansas.
• De bom tamanho.
Como escolher o galo?
O galo tem que vir de outra criação, mesmo sendo da mesma comunidade. Isso evita o grau de parentesco próximo entre as galinhas e o galo, prevenindo o nascimento de pintos fracos, com defeitos físicos ou pouco produtivos.
Escolha um galo:
• Filho de galinhas com boas qualidades.
• Esperto e valente.
• Com idade próxima à idade das galinhas.
• Nem gordo nem magro, mas que seja carnudo.
A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas do que galos, o galo pode não
dar conta de cobrir (acasalar) com todas as galinhas.
Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso diminuindo o nascimentos dos pintinhos.
Se gostou do conteúdo já deixa um comentário.
Obrigado e até a próxima, fiquem com Deus.