Veja como eu cultivo alimentos orgânicos em minha hortinha em casa.
Alimentos orgânicos mais saudáveis e saborosos.
Fala galera, tudo bem com vocês?
No post de hoje vamos falar sobre horta caseira e de como ter alimento orgânicos em casa.
Quem nunca quis cultivar seus próprios alimentos e assim ter certeza que realmente são orgânicos, não é mesmo?
O que são alimentos orgânicos?
Você já deve ter ouvido falar nos alimentos orgânicos mas você sabe o que são?
Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos sem uso de agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.
Levando em consideração as técnicas do processo de produção, respeitando o meio ambiente, a saúde do trabalhador agrícola, a do consumidor e têm como objetivo manter a qualidade do alimento.
Porque os alimentos orgânicos são menores?
Os alimentos orgânicos estão nos seus tamanhos e aspectos normais.
Os produtos convencionais é que são diferentes: em geral são maiores devido ao uso excessivo de fertilizantes, que alteram cor e tamanho, já os produtos orgânicos mantem todo seu sabor por se desenvolverem em seu tempo normal.
Porque os orgânicos são caros?
Os produtos orgânicos são geralmente 30% mais caros que os convencionais.
Os orgânicos possuem mais nutrientes, são mais saborosos, garantem uma fonte saudável de alimento e ainda colaboram para um meio de vida mais sustentável. Mas para serem comercilizados precisam ser certificados e provar que o produtor segue todas as normas.
Plantando orgânicos em casa
Para fazer uma horta de orgânicos em casa não precisa de certificado, uffa não é mesmo!
Mas devemos ter alguns cuidados, por não utilizar nada para combater insetos devemos sempre estar atento a terra para manter os alimentos sempre frescos e livre de parasita.
Então vou te mostrar que fizemos em nossa horta
Foi pensando nisso que decidimos plantar nossas próprias saladas e verduras e com isso ter a certeza dos cuidados e que são orgânicas mesmo.
Primeiro começamos arrumando um local grande do tamanho ideal para nós aqui em casa, pois não temos tanto espaço para fazer uma maior atualmente.
Colocamos uma terra boa para plantação e também usamos o próprio esterco de nossas aves para adubar a terra, uma boa compostagem também ajudou bastante, fui jogando os restinho de verduras, cascas na terra, mexendo e revirando a terra para misturar tudo e depois acrescentamos na terra para iniciar a plantação.
Eba chegou a melhor hora! Essa eu adoro.
Fomos escolher as mudas e quais iríamos plantar de acordo com o nosso gosto aqui e intercalar as plantações. Vou te contar o que escolhemos para plantar.
Alface americana, Alface roxo, Pimenta Dedo de moça, Rúcula, Cenoura, Rabanete, Beterraba, Almeirão pão de açúcar, Almeirão catalonha, Escarola, Couve, Cenoura, entre outros que sempre vamos renovando assim que vamos colhendo.
Pensa como é saboroso e gratificante poder plantar e colher seus próprios alimentos e não precisa de muito para cultivar alimentos saudáveis e saborosos.