Galinha gótica tem até os ossos pretos; saiba mais dessa raridade

Galinha gótica tem até os ossos pretos; saiba mais dessa raridade

Esta rara “galinha gótica”, a Ayam Cemani é totalmente preta, desde as penas até seus órgãos internos e ossos. É uma raça muito rara, originária das ilhas indonésias de Sumatra e Java.

A peculiaridade desses animais é que eles são completamente pretos tanto por fora (plumagem, crista, pernas, olhos, bico) quanto por dentro.

Ou seja, ela é toda preta, exceto a casca, a gema e a clara de seu ovo (na internet imagens de ovos de casca preta são “passados” como ovos Cemani, mas na verdade seus ovos são de cor creme claro).

Galinha gótica tem até os ossos pretos; saiba mais dessa raridade

Por que são pretas?

A cor preta de Ayam Cemani é devido a uma doença genética chamada fibromelanose (hiperpigmentação), que é causada por mutações que afetam a forma como as células produtoras de pigmentos funcionam.

De acordo com especialistas, é um gene chamado endotelina 3 (EDN3) que causa a mudança de cor.

Ele está envolvido na regulação dos melanócitos que produzem pigmentos.

Nas galinhas Ayam Cemani, seu número é dez vezes maior que o de outras espécies.

Os machos podem pesar até 2,5 kg, enquanto as fêmeas não passam de 1,5 kg.

Em média, elas liberam 150 ovos por ano.

Cemani é uma verdadeira galinha de estilo gótico-escuro com aparência de corvo.

Misticismo

A galinha preta é criada na Europa há cerca de 20 anos: na verdade, foi importada da Indonésia para a Holanda em 1998.

Na Indonésia, essas aves eram vistas como símbolos de status e mantidas por famílias ricas que cuidavam delas. Devido à sua aparência mística, elas também teriam poderes mágicos e poderiam atuar como um meio entre os mundos vivos e espirituais.

Conhecidas por seus “poderes misteriosos”, acredita-se que a escuridão dessa ave a torna uma “ponte ideal entre os humanos e o mundo sobrenatural“.

Espécie exótica

Existem muitos criadores e colecionadores deste animal e a razão pela qual essas aves fazem tanto sucesso é porque é uma espécie exótica.

Até mesmo seu nome carrega vários significados, com Ayam significando frango em indonésio, e Cemani referindo-se a ‘preto sólido’ em sânscrito.

Embora suas origens exatas sejam um mistério, provavelmente foi o resultado de um cruzamento entre as aves selvagens verdes e as aves selvagens vermelhas.

Os países que mais criam esta raça para fins comerciais são EUA, Holanda, Alemanha, República Checa, Eslováquia e Reino Unido.

Lenda sagrada

Existem várias teorias sobre as origens da raça Cemani, entre elas a teoria de que eles são originários da vila de Kedu, na região de Temanggung, na área central da Ilha de Java na Indonésia.

Por esta razão a raça Cemani também é chamada de Ayam Kedu (galinha Kedu).

Há uma lenda sobre a origem da raça Cemani que ainda é transmitida e que fala de um asceta chamado Ki Agung Makukuhan:

durante a meditação em uma tumba sagrada na região de Kedu, ele ouviu sussurros dizendo que para curar a doença de seu filho (chamado Katon Pikukuh) ele teria que fazer um ritual com uma espécime de Cemani.
De acordo com a lenda, o filho do asceta foi curado e a galinha Cemani se torna um símbolo sagrado de cura.

É por isso que a Cemani está presente na “Cerimônia Ruwatan“, que visa a preservação da Natureza e também a cura de doenças induzidas por rituais de “santet” (rituais mágicos semelhantes ao Voodoo).

Rara e cara

A Ayam Cemani tem alguns tipos de penas diferentes. O tipo bottlebrush é o mais caro, custando até US$ 5.000. Outras raças incluem a hitam lidah, também conhecida como língua negra.

Existem menos de mil Ayam Cemani com línguas inteiramente negras nos EUA, e aqueles com línguas rosadas provavelmente carregam apenas um dos dois traços fibromelanísticos.

Os preços variam desta forma:

200 dólares para um filhote recém-nascido;
275 dólares para um pintinho de um mês ;
499 dólares por um de 4 meses;
999 dólares para um de 7 meses;
mais de 5.000 dólares por um exemplar adulto que respeita perfeitamente os padrões da raça.
No entanto, mesmo a fibromelanose de primeira linha não dura para sempre e, à medida que o Ayam Cemani envelhece, sua carne pode ficar lentamente cinzenta.

Além de sua cor, uma das razões pelas quais elas são tão caras é porque, ao contrário de outras galinhas que põem ovos, a Ayam Cemani põe apenas cerca de um ou dois ovos por semana, totalizando 60 a 100 por ano.

E às vezes, depois de colocar cerca de vinte a trinta ovos, elas param por até seis meses antes de começarem a botar novamente.

Canal Chinope

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Venha fazer parte você também e fique por dentro das novidades.