Como limpar o galinheiro

Como limpar o galinheiro

As galinhas precisam de um galinheiro limpo para se manterem saudáveis. Um galinheiro sujo é um risco para a saúde tanto das aves quanto dos criadores.

Fala galera, tudo bem com vocês?
No post de hoje vamos falar sobre um assunto muito importante que é a limpeza no galinheiro.

Limpe a base do poleiro.

As tábuas de madeira colocadas na parte de baixo dos poleiros e ninhos servem para reter as fezes dos animais produzidas ao longo da noite. É muito importante limpá-las pela manhã. Assim, você reduz a quantidade de tempo que os excrementos vão passar na tábua antes de serem removidos.

  • Para limpar a base do poleiro, vista um par de luvas descartáveis e raspe as fezes com uma espátula de metal. Jogue os resíduos diretamente dentro da composteira ou vire-os dentro de um baldinho e despeje-os na composteira em seguida.
  • Caso veja algum resíduo de fezes no poleiro, raspe-o com a espátula.
  • Utilize ferramentas apropriadas para rastelar os ninhos e poleiros.

Troque sempre a cama do galinheiro.

Caso ela esteja muito suja ou cheirando mal, jogue-a fora.
Você também pode reciclá-la na composteira se ela for feita de casca de pinheiro e feno, por exemplo.
Coloque a cama para secar ao sol se ela estiver limpinha e sem mau cheiro. A luz natural vai eliminar completamente o mofo, as bactérias e outros agentes patogênicos.

  • Remova diariamente, pela manhã, todas as partes sujas da cama.
  • Limpe todos os ninhos onde elas dormem e botam.
  • Limpe sempre o chão do galinheiro, retirando toda a sujeira.
  • Coloque uma cama nova sobre os ninhos.
  • Pode utilizar para a cama, raspas de madeira, palhas secas, serragem, entre outros, o importante é estar sempre limpo.

Lave o chão com uma mangueira.

Após remover a cama e todas as outras coisas do galinheiro, lave o chão com a ajuda de uma mangueira de alta pressão. Caso queira, você também pode usar uma mangueira do tipo power wash, embora não seja necessário. Aponte a mangueira para o chão e mova-a para a frente e para trás para que a água atinja todos os cantinhos do galinheiro.

  • A água ajudará a soltar os resíduos de esterco e sujeira grudados no chão. Depois que terminar de lavar o galinheiro, passe a espátula de metal no chão para remover os resíduos amolecidos.
  • Deixe a água escorrer. Caso o seu galinheiro não tenha um bom sistema de drenagem, seque o piso com um esfregão.
  • Para lavar a casinha das suas aves, leve em consideração o tamanho do galinheiro e a quantidade de animais. Em seguida, escolha as ferramentas e os produtos corretos para obter o melhor resultado. Lembre-se de cuidar, também, da sua própria saúde: invista em um par de luvas e numa máscara de proteção e não descuide da higiene básica.

Aplique um produto de limpeza específico para galinheiros.

Borrife ou espalhe o limpador por todo o piso e esfregue-o bem. Aplique o produto nas paredes caso note alguma mancha de sujeira, fezes ou sangue. Limpe as áreas desejadas com uma escova de cerdas duras, esfregando-a vigorosamente em círculos.

  • Abra todas as portas e janelas do galinheiro para que ele seque. Caso ele demore demais para secar, absorva o excesso do líquido com um esfregão.
  • Lembrando que quando for usar algum produto químico, deixe as galinhas longe pois elas podem beber.
  • Use os equipamentos de segurança ( Óculos, Luvas e Botas ).

Escolha a hora de limpar o galinheiro.

Embora algumas tarefas simples, como limpar os ninhos, os poleiros e a cama, devam ser feitas diariamente, é necessário realizar uma limpeza mais profunda de tempos em tempos. O prazo exato, porém, vai depender do tamanho do seu galinheiro e da sua criação. Lave o galinheiro com bastante frequência se tiver muitas galinhas em um espaço pequeno. Já se tiver um galinheiro grande com poucas aves, você pode espaçar mais as limpezas profundas.

  • Caso sinta algum cheiro ruim dentro do galinheiro, principalmente se for parecido com amônia, isso significa que ele precisa de uma boa faxina.
  • É sempre melhor pecar pelo excesso na hora de decidir se o galinheiro precisa ou não de uma limpeza.
  • Alguns galinheiros só precisam ser limpos por volta de três vezes ao ano, ao passo que outros exigem faxinas quinzenais.
  • Sempre que comprar galinhas novas, limpe o galinheiro antes de levá-las para dentro.

 

Se gostou do conteúdo já deixa um comentário.
Obrigado e até a próxima, fiquem com Deus.

Canal Chinope

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Venha fazer parte você também e fique por dentro das novidades.